Para garantir a durabilidade das suas persianas é muito importante que seja feita uma limpeza e manutenção periódica, além do cuidado no manuseio. Veja algumas dicas abaixo:

Proteja sua persiana do vento

Sempre que deixar portas ou janelas abertas, lembre-se de manter as persianas recolhidas. A ação do vento pode fazer com que elas sejam danificadas.

Lavagem

A lavagem deve ser realizada pelo menos uma vez por ano por profissionais capacitados de uma revenda autorizada, pois cada modelo de persiana demanda um tipo de lavagem diferente, evitando possíveis estragos.

Caso opte por fazer pessoalmente a lavagem, observe os pontos abaixo:

– Remova a sujeira com escova macia, limpador a vácuo ou ar comprimido;
– Não esfregue;
– Não use solventes ou qualquer substância que possa danificar o revestimento do tecido;
– Use sabão neutro com esponja ou escova macia;
– Spray de água com alta pressão pode ser usado para cortinas externas;
– Enxágue com água limpa;
– Deixa a cortina estendida até que seque completamente.

Remoção de pó

Realize a remoção do pó quinzenalmente. O mesmo pode ser realizado utilizando o aspirador de pó ou até mesmo manualmente com pano ou espanador.  A limpeza deverá ocorrer com as lâminas fechadas, respeitando a direção da persiana, que pode ser vertical ou horizontal. Nas cortinas rolo, o mesmo pode ser feito com pano seco.

Ação da Maresia

Em locais com ação da maresia, evite instalar persianas de alumínio e tecidos com fibras naturais pois eles podem oxidar. Prefira os tecidos sintéticos.